terça-feira, 12 de outubro de 2010

Feriado 3 em 1!









Coisas profundamente estranhas acontecem quando o ser homem resolver desligar por completo suas capacidades mentais e físicas; pois apesar de alguns repousarem, outros continuam trabalhando.
Enfim foi-se um feriado, que sendo para alguns religioso, para outros é um bom dia para beber.
Com relação ao ponto religioso queria abrir um parêntese. Durante minhas caminhadas notei perto do cemitério uma pequena oferenda, que provavelmente era para exu ou pomba-gira, pois continha farofa e pimenta.
Enfim eles alertam para ninguém mexer na oferenda, mas se ninguém tocar nela, nem gente, nem passarinhos (inclusive exu), a oferenda é deixada ao réu ou existe um prazo de validade para ela ser engolida?
As reações humanas parecem unânimes em relação as suas distintas classes: malandros ficam mais felizes por ser mais fácil de roubar um tapado que resolve sair por aí num dia desses (por sorte aprendi a ficar invisível), trabalhadores honestos se livram de qualquer compromisso para i no boteco bebe umas breja, pais tapados resolvem que um dia com a família é bom e só se estressam, religiosos saem ocupando as ruas cantando musicas realmente velhas (que por alguma razão eu ainda amo e canto toda vez), empregados de multinacionais se arrependendo de terem nascido, lojistas que aproveitam o pouco movimento do centro para fazer reformas,...
O que mais impressiona é que apesar de toda essa movimentação, você ainda sente uma profunda sensação de solidão ao ver as ruas sem a movimentação que já lhes é costumeiras.
            Feriados de cunho religioso sempre trazem uma divisão cômica, pois afinal se quem não tem a fé católica encara como dia das crianças; se não tem filhos ou coisa do gênero e está pouco se lixando com fé encara como mais um feriado, assim como no 7 de setembro, dia da consciência negra, entre outros feriados, que só se tornam feriados sem importância e sem necessidade de existirem.
Mas que vai mexer no descanso do povo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário